quarta-feira, 8 de maio de 2013

Queimadas em Três Lagoas, exemplo de desrespeito da população

Há seis dias atrás, fui levar minha esposa ao dentista, e enquanto a aguardava, aproveitei para dar uma volta na lagoa principal da cidade de Três Lagoas. Para minha surpresa, um imenso "cogumelo" de fumaça se formava no horizonte, manchando a bela paisagem. Resolvi ir atrás para flagrar mais um caso de abuso da população perante as leis.

De acordo com as leis ambientais, é proibido colocar fogo em terrenos baldios ou matas, qualquer que sejam, mas é só chegar esta época do ano, que os focos de incêndio proliferam por toda a cidade, deixando o ar, que já está seco, difícil de respirar. É como viver em uma sala lotada de fumantes. Simples assim.


Fui até o local, que fica no início da avenida Baldomero Leituga, e registrei as fotos da fumaça que invadia as casas, que corriam risco de serem atingidas pelo fogo. Detalhe é que o local fica a menos de um quilômetro do corpo de bombeiros, que durante o tempo em que fiquei ali, não percebeu o ocorrido, apesar da enorme quantidade de fumaça, vista por praticamente a cidade toda.


O fogo consumiu o mato por horas, mostrando que as leis no Brasil não servem para muita coisa. A multa, na maior parte dos casos, não chega a R$ 500.


Um dia depois, sobraram apenas as cinzas, e ainda bem que nada de mais grave ocorreu. É praticamente impossível andar por pelo menos um quilômetro em Três Lagoas e não achar ao menos uma área queimada.


Hoje, terça-feira, dia 07/05, retornando a Três Lagoas após uma rápida viagem, ao atravessar a barragem de Jupiá, era possível avistar a fumaça no horizonte, bem acima da área em que está a cidade, a fumaça me fez lembrar a cidade de São Paulo, capital paulista. Ótimo ar que os três-lagoenses estão respirando...



2 comentários:

Ocho disse...

É, Daniel. Bem vindo a nossa realidade brasileira...

Mas é com denúncias e indignações que podemos tentar melhorar um pouquinho esse nosso país, conscientizando o povo brasileiro, e quem sabe, mudar a mentalidade dos nossos governantes.

Ygo Maia disse...

Daniel, infelizmente as pessoas não se conscientizam que pouco a pouco estão destruindo o nosso mundo. As queimadas são um caso entre tantos outros. É um fato para causar indignação na gente mesmo.

Parabéns pelas fotografias e pelo conteúdo do post.

Abraço!!!!

http://ymaia.blogspot.com.br/